Os finalistas: “Seria um sonho realizado”, diz Ernani Kuhn sobre ser campeão na TN

Ernani Kuhn faz em 2024 a sua segunda temporada completa na Turismo Nacional. O cuiabano de 28 anos se consolidou como um dos protagonistas da categoria dos carros mais vendidos do Brasil e, tal qual no campeonato passado, manteve a condição de ser um dos principais nomes do grid e postulante aos títulos em jogo, com performance bastante sólida e conquistas que o posicionam na trilha de caminho bastante promissor como candidato real a ser campeão Sprint, Endurance e Overall na categoria A.

A partir desta temporada, Ernani Kuhn passou a defender a tradicional equipe gaúcha Auto Racing, liderada por João Machado “Machão” Cardoso. Em meio aos trabalhos no automobilismo, o time chegou a ser afetado e também atuou na linha de frente para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, entre o fim de abril e maio. Mesmo em um ano de muitos desafios fora das pistas, o balanço é positivo quanto aos resultados: Ernani conquistou sete vitórias, uma pole e terminou 19 das 31 corridas disputadas entre os cinco primeiros.

Kuhn chega nesta reta final de temporada como terceiro colocado no campeonato Sprint (com 354 pontos, a 39 do líder, Rafael Reis). Uma vez que estarão em jogo nada menos que 255 tentos na etapa final, em Goiânia — entre os dias 22 e 24 de novembro —, Ernani segue com muitas chances de buscar seu primeiro título na Turismo Nacional.

E no fim de semana de 13 a 15 de dezembro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, receberá a última etapa do calendário com a disputa da etapa Endurance que vai coroar o campeão do certame das provas de longa duração e também Overall, que considera a pontuação de todas as provas de 2024. No campeonato Endurance, Ernani é o quinto e, em dupla com João Cardoso, soma 26 pontos. E na classificação Overall, o cuiabano é o terceiro, com 393 tentos, somente 22 a menos que Rafa Reis.

O campeão Overall A da Turismo Nacional receberá da Vicar incentivos para garantir a subida para a Stock Series, categoria de acesso à Stock Car, na temporada 2025, em cenário que se configura a escala evolutiva que pode levar o piloto ao grid da principal competição do automobilismo na América do Sul.

No páreo em todas as frentes nesta reta final de temporada, Ernani Kuhn fala sobre sua trajetória e da própria Turismo Nacional ao longo de 2024, analisa as possibilidades de ser campeão e também explica sobre o combustível que o move para alcançar grandes objetivos nesta temporada.

Turismo Nacional: Você está finalizando sua segunda temporada na categoria e, assim como no ano passado, chega nesta reta final com grandes chances de título. Qual análise você faz deste 2024 até o momento?
Ernani Kuhn: Sim! Neste ano estamos muito mais perto do que em 2023. Conseguimos fazer bonito, conquistamos várias vitórias, algumas delas saindo de trás, triunfos tanto na chuva como no seco. Em várias oportunidades superamos nossos principais concorrentes ao título. Estou curtindo cada corrida como se fosse a última e evoluindo a cada etapa.

TN: Qual a avaliação que você faz do nível da Turismo Nacional nesta temporada?
EK: Neste ano o nível subiu muito. Já tínhamos pilotos muito bons, mas agora a quantidade aumentou, o que se tornou mais emocionante e difícil. Para se ter uma ideia, na minha última pole, na etapa passada, os cinco primeiros andaram no mesmo décimo na classificação. Isso é sensacional e demonstra como a categoria está equilibrada e competitiva.

TN: Quais os principais destaques você atribui à sua campanha até agora na Turismo Nacional neste ano?
EK: Acredito que tudo se define na palavra Resiliência. Tanto eu, enquanto piloto, como a equipe Auto Racing, passamos por altos e baixos tanto nas pistas como fora delas também, e continuamos firmes e evoluindo a cada etapa.

TN: Você está muito perto da liderança, seja da Sprint como também da Overall. Na sua visão, quais serão os fatores-chave que vão definir os títulos em jogo?
EK: Perdemos a chance de alcançar a liderança em razão de um erro de estratégia nas corridas 1 e 2 da etapa passada, no Velopark. Mas acredito que o que vai definir tudo será a vontade e a sede de ser campeão. Tenha certeza que estou com muita vontade e muita sede de ser campeão.

TN: O que representaria para você buscar o título Overall e ter a chance de subir para a Stock Series em 2025?
EK: Seria um sonho realizado! Quando menino, aos 16 anos, corria na categoria Graduados (kart) e meu próximo passo seria ir para o grid da então Stock Light. Mas por falta de incentivo financeiro acabei por não conseguir avançar. Agora, alguns anos depois, com essa grande iniciativa por parte da Vicar, tenho a chance de realizar o sonho de ser campeão da TN e ter como incentivo subir para a Stock Series.

Ernani Kuhn
Data de nascimento: 13/04/1996 (28 anos)
Naturalidade: Cuiabá (MT)
Carreira na Turismo Nacional: vice-campeão na categoria A (2023)
Temporada 2024 na Turismo Nacional
Categoria: A
Corridas: 31 (30 Sprint e uma Endurance)
Vitórias: 7
Poles: 1
Top-5: 19
Posição no campeonato Overall: 3º (393 pontos)
Posição no campeonato Sprint: 3º (354 pontos)
Posição no campeonato Endurance: 5º (dupla com João Cardoso), 26 pontos
Carro: Chevrolet New Onix
Número: #107
Equipe: Auto Racing

By King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também